sábado, 29 de novembro de 2008

Os Estatutos do Homem - Thiago de Mello


Assista ao vídeo clicando na imagem acima




Artigo I.







Fica decretado que agora vale a verdade,



que agora vale a vida



e que, de mãos dadas,



trabalharemos todos pela vida verdadeira.



Artigo II.



Fica decretado que todos os dias da semana,



inclusive as terças-feiras mais cinzentas,



têm direito a converter-se em manhãs de



domingo.



Artigo III.



Fica decretado que, a partir deste instante,



haverá girassóis em todas as janelas,



que os girassóis terão direito



a abrir-se dentro da sombra



e que as janelas devem permanecer, o dia



inteiro, abertas para o verde onde cresce a



esperança.

sábado, 8 de novembro de 2008

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

PEDAGOGIA DA AUTONONIA, Paulo Freirre


"Foram as suas idéias, professor, que permitiram a Lula, o metalúrgico, chegar ao governo. Isso nunca acontecera antes na história do Brasil e, quiçá, na do mundo, exceto pela via revolucionária. (....)

(...) A sua pegagogia, professor, permitiu que os pobres se tornassem sujeitos políticos. (...) Graças às suas obras, professor, descobriu-se que os pobres têm uma pedagogia própria. Eles não produzem discursos abstratos, mas plásticos, ricos em metáforas. Não moldam conceitos: contam fatos. Foi o senhor que nos fez entender que ninguém é mais culto do que outro por tem freqüentado a universidade ou apreciar as pinturas de Van Gogh, e a música de Bach. O que existe são culturas paralelas, distintas e socialmente complementares.

(...) O pobre sabe, mas nem sempre sabe que sabe. E quando aprende é capaz de expressões como esta que ouvi da boca de um senhor, alfabetizado aos 60 anos: "Agora sei quanta coisa não sei". (...) O senhor fez os pobres conquistarem auto-estima. Graças as seu método de alfabetização, eles aprenderam que "Ivo viu a uva" e que a uva que Ivo viu e não comprou é cara porque o país não dispõe de política agrícola adequada e nem permite que todos tenham acesso à alimentação básica.

(...) ao longo das últimas quatro décadas, seus "alunos" foram emergindo da esfera da ingenuidade para a esfera da crítica; da passividade à militância; da dor à esperança; da resignação à utopia. Convencido pelo senhor de que são igualmente capazes, eles foram progressivamente ocupando espaços na vida política brasileira, como militantes das CEBs, do PT, do MST e de tantos outros movimentos. Por este novo Brasil, muito obrigado porofessor Paul Freire."

Frei Beto