Viagem a Minha Terra
Almeida Garret
Machado chamou Garret de "um dos maiores da língua". O autor português completa, ao lado de Sterne e Maistre, a trinca de autores basilares para a criação de Brás Cubas e, por conseqüência, do início da fase não-romântica do autor.

A Divina Comédia
Dante Alighieri
É um dos poemas que mais o inspiraram, principalmente em seus primeiros escritos. Segundo estudiosos, Machado fez em seus romances, contos, crônicas e cpoesias um total de 24 citações diretas ou indiretas à obra-prima de Dante.
A Família - A Mãe
Eugène Pelletan
É um estudo sobre como a mulher poderia conquistar postos políticos no fuuro. machado sugeriu o livro a Carolina. Ele era defensor dos direitos da mulher.
A Vida e Opiniões de Tristram Shandy
Laurence Sterne
A história de um homem por ele próprio em um texto irônico e digressivo. Soa familiar? As semelhanças com Memórias Pósumas de Brás Cubas não são coincidências. Apontado por estudiosos como o romance preferido de Machado de Asis, Tristram Shandy foi o gande reponsável pela metamorfose do romantismo ao humorismo.
Viagens ao Redor do Meu Quarto
Xavier de Maistre
Citado em Memórias Póstumas..., Maistre foi outra influência na segunda fase do escritor. Se Brás Cubas, segundo Machado, através de seu eu-lírico, foi escrito "com a pena da galhofa e as tintas da melancolia", muito da galhofa foi inspirada em Maistre.
Otelo, o Mouro de Veneza
William Shakespeare
Machado tinha as obras completas do escritor inglês em sua biboliteca, e muitos estudos sobre o autor apontam uma ligação seminal entre seu maior romance, Dom Casmurro, e Otelo.
Oliver Twist
Charles Dickens
No começo da vida literária, em 1873, Machado citou Charles Dickens como uma de suas maiores influências na confecção de contos. na mesma década, iniciou a tradução para o português de Oliver Twist, de Dickens. Desistiu depois de concluir 28 dos 53 capítulos.
Tragédias
Sófocles
Segundo um estudo que detectou as marcas de dedos nos livros da biblioteca, Les Tagédies, a coletânea em francês das tragédias de Sófocles, era um dos livros mais manuseados pelo autor.
Dom Quixote de La Mancha
Miguel de Cervantes
Foi um de seus livros de cabeceira. O médico Simão Bacamarte e o boticário Crispim Soares, da novela O Alienista, de Machado de Assis, seriam, segundo especialistas, paródias de Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.
O Mundo como Vontade e Representação
Arthur Schopenhauer
Na biblioteca estavam as obras completas do filósofo alemão. ele herdou a visão pessimista. Citou-o no conto "O Autor de si mesmo", dizendo-se inspirado por um dos capítulos de O Mundo como Vontade e Representação.