Balaio de crônicas
A imensidão que é a crônica
ATIVIDADES
- Leitura de algumas das crônicas sugeridas e disponíveis na coletânea. (02/08/2021)
- Catadores de tralhas e sonhos (Milton Hatoum)
- Conduções (Lilia Guerra)
- Regra para uso dos bondes (Machado de Assis)
- Face a face (Mário Viana)
- Alegrias (José Falero)
- Expedição à padaria (Vanessa Barbara)
- Ser brotinho (Paulo Mendes Campos)
- A proposta, após a leitura, é fazer comentários e anotações, seguindo os tópicos:
- Tempo cronológico: é possível reconhecer que cada uma das crônicas está tratando de épocas diferentes? Por quê?
- Maneiras de tratar o assunto: com o auxílio dos comentários, cada grupo terá a oportunidade de confirmar o jeito e o tom que cada um dos autores escolheu para construir o seu texto e expressar suas ideias.
- Que sentimentos ou emoções a crônica nos despertou? Raiva, medo, alegria, impaciência, curiosidade, nostalgia (saudades)?
- A linguagem era atual? Era de difícil compreensão? O que ou em que passagens as ideias e a narrativa não ficaram claras?
- Qual é o assunto central da crônica?
- Qual a personagem ou os personagens que aparecem na crônica? Como eles estão construídos no texto? Qual o olhar do cronista para eles?
- O autor fazia parte da situação narrada ou estava como observador, de fora? Quais são as marcas no texto que possibilitam essa percepção?
- Analisem o jeito de narrar que o cronista utilizou para captar o acontecimento e provocar reflexão e/ou crítica: adotou um tom sério e compenetrado? Ou, ao contrário, fez rir? Será que foi irônico, insinuando que suas palavras significavam o contrário do que diziam? Ou valeu-se de lirismo, fazendo comparações e metáforas poéticas?
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